top of page
| POST

SUPERAÇÃO DAS DEFASAGENS PÓS-PANDEMIA - JORNADA DAS LETRAS E O ESTIMULO À ALFABETIZAÇÃO

Por: Multimídia Educacional

Imagem: Freepik

Durante a pandemia da Covid-19 a implementação de medidas de distanciamento social impostas ocasionou a interrupção de diversas atividades presenciais no mundo todo; o país retrocedeu na alfabetização de crianças em um cenário que já não era considerado ideal.


Diante da nova conjuntura, governos e comunidades escolares tiveram de reagir rapidamente e buscar soluções emergenciais para dar continuidade às atividades educacionais de forma remota. Nesse contexto em que aulas presenciais foram suspensas, uma das principais respostas das equipes escolares incluíram o desenvolvimento de práticas de ensino à distância (com ou sem o uso de tecnologia), o que exigia contar com materiais adequados e preparados para esse meio de interação, sobretudo no que se refere à alfabetização. Afinal, ler e escrever é o primeiro passo da jornada de todos estudante, que se inicia com uma viagem pelo mundo das letras.


Usar um jogo para iniciar esta etapa pode mudar os rumos da aprendizagem para melhor, uma vez que, com um game são mesclados elementos como tecnologia, motivação, alfabetização e diversão, tudo que as crianças da nova geração mais gostam. Assim, o game educacional Jornada das letras pôde colaborar e auxiliar na alfabetização de muitas crianças, que privadas das aulas presenciais podiam estudar em casa com um apoio lúdico, motivador e construído com objetivo de favorecer os primeiros contatos do estudante com as letras e a escrita e leitura de palavras do cotidiano.

O jogo, organizado em uma plataforma interativa que têm a figura de um trem como recurso de acesso às aulas conta com: desafios motivadores, atividades interativas, ilustrações animadas, textos adequados à idade da alfabetização e registro de desempenho, que ajuda os professores a verificarem as aprendizagens e traçarem novas estratégias para alcançar sucesso na alfabetização dos aprendizes.

Confira a seguir os 9 benefícios que diferenciam o game educativo e agregam valor a seu uso no contexto da alfabetização.

1 – Apresenta 25 unidades de desafios de alfabetização relacionados às letras para crianças de 5 a 8 anos com 10 atividades lúdicas em média em cada unidade;

2 – Oferece recursos que aproveitam diferentes estímulos sensoriais (imagem, texto, som, vídeo) para promover a aprendizagem voltadas à alfabetização e reconhecimento das letras.


3 – Emite automaticamente pontuação ao final de cada unidade somando-se aos pontos já conquistados em unidades anteriores motivando o estudante a seguir em frente.


4 – Contém uma variedade de tipos de atividades trabalhando desde a coordenação motora com atividade de clicar, até a escrita e reflexão sobre as letras trabalhadas com preenchimentos e seleção de alternativas corretas.

5 – Pode ser acessado pela web a qualquer hora e local no laboratório de informática ou em casa.

6 - Favorece a autonomia do estudante que pode seguir realizando as unidades do game em seu ritmo ou sob orientação do professor.

7 – Possui recursos de acessibilidade para estudantes público-alvo da educação especial.

8 – Possui livro complementar com atividades sobre os conteúdos trabalhados no game.

9- Oferece relatório detalhado para acompanhamento das pontuações obtidas nos desafios realizados.

Jornada das letras é exemplo de como a tecnologia pode trabalhar a serviço da alfabetização. Porque para nós, alfabetização precisa de alegria e diversão.


4 visualizações0 comentário

Comments


Mais recentes

bottom of page