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PLAYCOMBATE: Tecnologia e Educação no Combate à Dengue


A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos.


Todos os anos a chegada das estações mais chuvosas traz preocupação à população e às autoridades de saúde – o aumento de casos de dengue e outras doenças relacionadas ao seu mosquito vetor. Frente a este problema, pensando em ajudar no controle desta praga e em promover uma educação reflexiva e comprometida com a cidadania criamos o PLAYCOMBATE - Aedes aegypti. Trata-se de um kit educativo composto por jogo digital, material didático, jogo de tabuleiro, cartela de adesivos e cartaz de conscientização voltados ao combate ao mosquito da dengue juntando diversão e aprendizagem de forma atrativa e desafiadora.


É destinado a crianças do Ensino Fundamental a partir dos 6 anos e junta material didático impresso e jogo interativo para promover cidadania. Nos desafios do material didático são abordadas atividades sobre o ciclo de vida do mosquito, as doenças transmitidas pelo Aedes e as formas de prevenção integrando conhecimentos de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática, com atividades alinhadas com as habilidades da BNCC, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo da criança favorecendo seu protagonismo e cidadania.


O Livro

O PLAYCOMBATE – Aedes aegypti possui dois níveis: Nível 1 para alunos de1º e 2º anos e Nível 2 para estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os livros são consumíveis e trazem atividades divertidas e criativas sobre as fases que compõem o jogo.




A Interface

Inicialmente é preciso cadastrar seu usuário para começar a jogar.


O jogo conta com cinco fases que abordam os principais tópicos relacionado ao mosquito Aedes aegypti, suas doenças associadas, seu impacto social e as formas de combatê-lo, além de interagir com outros campos do processo de ensino e aprendizagem como a leitura, escrita e interpretação textual.


A cada fase o estudante realiza os desafios e vai juntando pontos a partir do seu desempenho, podendo refazer as atividades para melhorar sua pontuação e aprender aquilo que ficou para trás.




Acreditamos que: juntando, educação, tecnologia e promoção da cidadania conseguimos combater este mal. Vem com a gente e leve esta ideia para sua instituição de ensino!



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