top of page
| POST

PANDEMIA: OBSTÁCULO OU OPORTUNIDADE

Atualizado: 12 de jun. de 2023



Na Multimídia Educacional há 20 anos, Mônia Daniela entrou como estagiária e hoje é Gestora de Pesquisas e Projetos. Nesta entrevista ela nos conta um pouco sobre a sua jornada na empresa, o que mudou após a pandemia e os desafios do dia a dia.

#1. Qual o projeto que mais te marcou?

Com certeza a implantação de tecnologia educacional em Pirassununga, por volta dos anos 2010. A região vinha de uma realidade educacional bem carente, o município não estava com um bom desenvolvimento pedagógico e nós não só implementamos as aulas digitais, como também começamos uma avaliação institucional que rendeu bons frutos.

Então primeiro a gente avaliava os alunos da rede, identificava quais habilidades eles apresentavam defasagem e a partir desse diagnóstico eram construídas aulas e conteúdos para suprir essa necessidade. Demos cursos de formação aos professores, mostrando que eles não deveriam apenas transmitir conteúdos, mas estimular os alunos a buscarem o conteúdo de forma autônoma.

Enquanto a gente estava lá, o IDEB do município chegou ao patamar desejado e até subiu mais do que o esperado. O projeto ficou 8 anos em vigência e ganhamos muito conhecimento e experiência nessa fase.

#2. E com relação à pandemia, o que você sentiu que mudou? Como foi essa mudança?

Apesar do contexto delicado, a pandemia nos trouxe oportunidades de negócios que antes a gente não tinha. Todo mundo passou a depender da internet, do remoto, então o nosso leque de serviços acabou se abrindo. Foi um processo muito rápido ao qual tivemos que nos adaptar da noite para o dia, mas acabou dando muito certo. Inclusive a fase mais restritiva da pandemia acabou e nós continuamos trabalhando remotamente, temos até colaboradores de Pernambuco, a distância física não é mais problema para encontrarmos bons profissionais pelo Brasil!

A pandemia também nos deu outra perspectiva da tecnologia, para além do uso do laboratório, porque antes a gente focava na aplicação das avaliações, diagnosticava nas dificuldades, os programas eram instalados no laboratório e o uso feito na escola. A partir da pandemia a gente teve a perspectiva de que a criança tem acesso, seja do celular do pai ou de outro local, ou seja, a gente pode trabalhar com o ensino híbrido, mesmo as escolas estando no presencial.

#3. Como é o seu dia a dia?

Eu me organizo com o Trello, uma plataforma de organização de projetos, e para cada projeto eu tenho pessoas alocadas atuando e me reportando as ações. Diariamente eu tenho contato com essas pessoas para saber o andamento de cada projeto. Além desse acompanhamento, também presto assessoria para as pessoas da minha equipe, planejo o que vai ser feito na sequência, sempre dando prioridade ao que a empresa exige, às demandas que chegam com maior urgência.

Eu procuro ter bastante cuidado no tratamento com as pessoas, na questão de uma gestão mais humanizada mesmo. De compreender o problema do próximo, se colocar à disposição. Temos uma política compreensiva em relação à vida de cada colaborador, acompanhamos as horas trabalhadas pelo banco de horas para as pessoas poderem adequar suas rotinas e manter o compromisso com a empresa em dia, prezando sempre pela qualidade. Pela confiança que a gente deposita nas pessoas elas dão um retorno muito positivo.



Mônia Daniela Dotta Martins Kanashiro: Mônia Daniela iniciou os estudos na pedagogia em 2000 e passou a integrar a equipe Multimídia Educacional como estagiária no ano seguinte. Começou atuando na área administrativa e seguiu pela pedagógica, mantendo sempre contato com os clientes, criando aulas digitais, supervisionando projetos e dando treinamentos, e hoje é Gestora de Pesquisas e Projetos.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Mais recentes

bottom of page