top of page
| POST

INFANTASY - TECNOLOGIA ESTIMULANDO A LITERATURA INFANTIL E A APRENDIZAGEM

Atualizado: 22 de set. de 2022

Por: Multimídia Educacional


A sociedade atual vem sofrendo grandes transformações sobretudo com a inserção da tecnologia no cotidiano das pessoas. As crianças já nascem em um mundo em que os recursos tecnológicos são comuns e integrados à rotina diária de seus pais e até nas suas. Uma criança dos dias atuais tem total familiaridade com um smartphone ou um tablet que seu pai lhe dá para assistir a um desenho ou para entreter-se em um jogo. No entanto, o que vemos na escola é a inércia das práticas educativas que estacionaram em uma postura tradicional e que insiste em não aproveitar a riqueza dos recursos tecnológicos em prol do processo educativo. Por outro lado, os contos infantis tradicionais não perderam espaço e continuam estimulando o imaginário infantil e sendo uma das grandes atrações na infância nos primeiros contatos da criança com a leitura.

Mediante este cenário pensamos, por que não integrar tecnologia e literatura infantil para promover uma aprendizagem prazerosa aos estudantes? Foi a partir daí que surgiu o jogo interativo Infantasy. Trata-se um ambiente virtual com jogos educativos que acompanha um livro de atividades voltado a crianças a partir dos 6 anos. Seu objetivo é estimular a aprendizagem por meio de desafios digitais.

O game aborda onze dos contos de fadas mais famosos da literatura como forma de aproximar-se do imaginário infantil, e, desta forma, atrair a atenção e motivar a criança para que esta comece a relacionar-se com a literatura em si e com temas ligados à Matemática, Língua Portuguesa, Geografia, História e de maneira que possam ser trabalhadas habilidades e competências que venham contribuir para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional favorecendo seu protagonismo e sua autoestima.

Nos desafios a criança precisa acertar as respostas das atividades relacionadas à história de cada fase para atingir o mínimo de 80 (oitenta) pontos para poder seguir para ao próximo título.



O livro que acompanha o game traz atividades divertidas e criativas sobre os contos que compõem o jogo e seus personagens principais. A pontuação de cada fase deve ser anotada no livro de atividades para acompanhamento da evolução e conquistas do aprendiz.



As atividades dos games são interativas e sensorialmente estimulantes para garantir ao estudante uma experiência prazerosa e divertida enquanto aprende.


A professora Mônia Kanashiro afirma que “é fundamental trabalhar frequentemente com a literatura junto aos estudantes, pois, esta se constitui em material indispensável na educação, que aflora a criatividade infantil e desperta a veia artística da criança.”


E na sua escola as práticas com a literatura infantil e estimulação à leitura compreensão de mundo dos alunos estão em dia?

Conheça mais sobre nossos materiais e potencialize a aprendizagem de seus aprendizes.





7 visualizações0 comentário

Comentários


Mais recentes

bottom of page