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Entrevista: Reforço escolar e a utilização de um bom material pedagógico são essenciais para o avanço do aprendizado da criança


Para diminuir a defasagem escolar, a E.M. Luiz Dorini, de Rancharia, implementou o projeto de intensificação de aprendizagem, conhecido como reforço. Um projeto como esse e a utilização de um bom material didático são essenciais para ajudar crianças com dificuldades em acompanhar o ritmo das aulas regulares. 


No início do ano letivo, a escola realiza uma avaliação diagnóstica para identificar em qual nível alfabético a criança está. Para explicar como funciona o ensino, a entrevistada da vez é a professora Tatiane Paula Pincerati, que compartilha sua experiência e fala sobre a utilização do livro Acelera Aprendiz com os estudantes em fase pré-silábica do reforço. 


#1. Como é a sua experiência enquanto professora do Ensino Fundamental, Reforço?


Foi diferente do que eu estava adaptada. São idades e desafios diferentes. Como eu passei muito tempo, quase 16 anos, na Educação Infantil, precisei adaptar as metodologias que eu aplicava para o Ensino Fundamental. Mesmo que as crianças tenham idades diferentes, por estarem no reforço, elas apresentam certas dificuldades e por isso frequentam as minhas aulas. Não posso utilizar a mesma metodologia da sala de aula regular. 


#2. Quais são os desafios como professora de reforço?


Os desafios se devem justamente às dificuldades que as crianças enfrentam para aprender no mesmo ritmo que os demais estudantes da sua turma. 


Por isso, preciso estar sempre estudando, buscando novas maneiras de trazer o conteúdo para elas. Busco adaptar as atividades, trazer algo novo para que elas possam aprender e acompanhar os colegas de classe. E esse é o maior desafio: estar disposta a buscar novas experiências para transmitir para elas. E o material Acelera Aprendiz contribui para a construção das atividades.


#3. De que forma o material didático Acelera Aprendiz contribui para a qualidade das aulas de reforço? 


Ele está bem estruturado e é muito acessível para as crianças que têm dificuldades, principalmente as pré-silábicas. O material é muito didático, contemplando boas imagens e ilustrações, além da sequência de atividades que permitem que os menores consigam compreender o conteúdo e avançar no aprendizado.


Esse livro é o principal utilizado para o nível pré-silábico. Aproveito a parte do anexo para fazer atividades e também criar novas para os estudantes.


#4. Quais são os conteúdos do material que mais atraem os estudantes?


Quando percebem que estão se desenvolvendo, eles ficam encantados. Por exemplo, há crianças que chegam sem reconhecer o próprio nome. Eles cantam o alfabeto, mas não compreendem e não conseguem assimilar a escrita, a grafia e o fonema. 


Busco aplicar atividades para que elas consigam compreender o conteúdo. E quando eles percebem que conseguem escrever o próprio nome, começam a compreender a escrita, a leitura e até mesmo a formação das palavras com as letras do alfabeto. 


#5. O que esse material didático difere do material regular?


No ensino regular, o material utilizado pela professora é o mesmo para todas as crianças, como se todas tivessem o mesmo nível de aprendizagem. Assim, aquelas que apresentam dificuldades em aprender, não conseguem avançar. 


Baseado nisso, o livro Acelera Aprendiz é mais dinâmico e apropriado para o nível pré-silábico, atendendo às crianças que estão atrasadas na fase de alfabetização. Ele é acessível e de fácil compreensão. Isso não quer dizer que seja fácil para elas, mas é menos complicado que o material utilizado para outro nível.


#6. O material está de acordo com a realidade dos estudantes?


Acredito que o formato, as cores, as letras e o manuseio da apostila atendem à realidade dos estudantes. 


Lecionei muitos anos na Educação Infantil e acredito que, se esse material fosse oferecido já no Pré-II, a maioria das crianças conseguiria chegar ao 1º ano do Ensino Fundamental praticamente alfabetizadas. É um material muito rico e teria muito mais valor para o aprendizado da criança.


#7. Qual é a principal meta quando se trata de reforço escolar?


A meta é diminuir cada vez mais crianças no reforço. A maioria dos meus estudantes estão conquistando grandes avanços. Inclusive, eles fizeram uma prova do sistema de avaliação municipal, na qual alguns deles saíram do reforço porque atingiram a média que precisavam na aprendizagem. 


Acredito que a educação é a ponte de todos para conseguir uma vida melhor e que todos somos capazes, independentemente da dificuldade, desde que haja pessoas dispostas a nos ajudar a atravessar essa ponte. Como lecionadora, sei que um pequeno elogio para essas crianças que estão com baixa autoestima em relação a seus outros colegas, é muito valioso. Além de proporcionar a educação, acredito que o acolhimento é muito importante para o avanço do ensino-aprendizagem.





Tatiane Paula Pincerati - Formada em Normal Superior com especialização: Pós-Graduação em Educação Infantil. Atua há 17 anos na Educação do município de Rancharia-SP, sendo 16 anos na Educação Infantil e há um ano no Reforço Pedagógico - Alfabetização l.

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