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Entrevista: Projeto AMS possibilita estudantes a cursarem os Ensinos Médio, Técnico e Superior em cinco anos



Considerado um exemplo bem-sucedido de verticalização curricular, o Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) é uma parceria das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de São Paulo. Esta modalidade de ensino permite ao estudante concluir o ensino médio, técnico e superior em cinco anos. Nos três primeiros, os estudantes cursam Ensino Médio e Técnico e desenvolvem 200 horas de formação profissional. Depois, sem a necessidade de realizar o vestibular, eles seguem para o Ensino Superior, que será concluído em mais dois anos. 


Elaine Parra Affonso, que atua há 16 anos na Fatec Presidente Prudente e atualmente é coordenadora do curso AMS em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, nesta entrevista, compartilha informações valiosas sobre o programa e a parceria com a Multimídia Educacional.


#1. Qual é o objetivo do Programa AMS?


O programa AMS tem como objetivo oferecer o Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica e, mediante o aproveitamento das competências e habilidades desenvolvidas nos três primeiros anos do programa, os estudantes prosseguem seus estudos ao nível superior nos próximos dois anos, aperfeiçoando seus conhecimentos técnicos e socioemocionais. Assim, em cinco anos, a modalidade AMS permite que o estudante conclua o Ensino Médio Técnico e Superior.


#2.  Qual é a importância da parceria entre Fatec e Multimídia Educacional para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?


Um requisito obrigatório no programa AMS é a existência de empresa parceira que proporcione, no mínimo, 200 horas de atividades de contextualização profissional nos três primeiros anos iniciais do programa. No ensino superior, a empresa parceira participa nos Projetos Integradores. 


A Multimídia, ao proporcionar as horas de atividades de contextualização profissional, possibilita a proximidade da instituição com o setor produtivo e oferece aos educandos experiências profissionais relacionadas ao curso, permitindo que eles conheçam e vivenciem os diferentes domínios do exercício profissional. 


#3. Qual o impacto da parceria tanto para os estudantes quanto para os professores?


Referente ao ensino médio-técnico, são 200 horas de atividade profissional realizadas nos três anos iniciais do AMS. No ensino superior, ela se torna mais impactante para estudantes e professores na disciplina de Projeto Integrador. A Multimídia, ao participar conjuntamente com o docente na definição de temáticas vinculadas a problemas reais, permite ambientar os estudantes no processo de resolução de problemas. Isso estimula o pensamento crítico, a capacidade de inovação e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Importante destacar que, quando os problemas a serem resolvidos são reais, o comprometimento dos estudantes tende a ser mais efetivo. 


#4. Quais são as atividades relevantes proporcionadas pela Multimídia?


É interessante citar a participação dos estudantes do ensino superior (4º ano) como ouvintes de uma daily da empresa a fim de vivenciar conceitos de Scrum, na prática.


A empresa também tem participado das apresentações dos projetos dos estudantes na disciplina de Projeto Integrador, inclusive seus colaboradores têm realizado mentorias durante o desenvolvimento dos projetos. As oportunidades oferecidas vêm de encontro com o propósito do Programa AMS, inclusive no Projeto Pedagógico do curso é explicitado que “o papel da empresa parceira é potencializado com o trabalho de mentoria para estudantes, o que possibilita o acesso as mais recentes tecnologias usadas pela indústria”. 


#5. A expectativa dos envolvidos no projeto foram supridas?


A participação da empresa parceira superou as expectativas. Ela não só promove atividades de contextualização no Ensino Médio-Técnico, beneficiando o ensino-aprendizagem, como também está envolvida com os estudantes do Ensino Superior em atividades da disciplina de Projeto Integrador. Dentre elas, a participação durante as avaliações das soluções e produtos desenvolvidos, na realização de feedbacks relevantes para o aprimoramento dessas soluções e no acompanhamento da evolução das Soft skills


A Multimídia Educacional, representada pelo proprietário José Eduardo Pereira de Souza, tem se engajado ativamente nos órgãos colegiados da instituição e tem possibilitado a oferta de cursos de extensão para comunidade externa em conjunto com a Fatec Presidente Prudente.


#6. Em relação ao curso, você pode falar sobre o antes e o depois da parceria?


Desde 2023, quando foi criada a parceria com a Multimídia, os estudantes do Ensino Médio Técnico do AMS têm desfrutado do privilégio de participar de encontros com os colaboradores da empresa, já os do Ensino Superior contam com a participação da empresa na disciplina Projeto Integrador, ministrada pela docente Ana Carolina Nicolosi da Rocha Gracioso.


Essa experiência tem proporcionado aprendizado e conhecimento aos estudantes, além de trazer a vivência do mercado de trabalho para dentro da instituição.






Elaine Parra Affonso - Doutora em Ciência da Informação pela UNESP/Marília; Mestre em Ciência da Computação pela UNIVEM/Marília; Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fatec Ourinhos; Licenciatura em Informática pela Universidade Católica de Brasília (UCB/Brasília) e Especialista em Métodos Quantitativos Aplicados pela UNIFAI/Adamantina. 


É docente desde 2008 na Fatec Presidente Prudente nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial. No período de 2018 a 2023 foi coordenadora do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e, atualmente, é coordenadora do curso AMS em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

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