Conselho participativo no ambiente escolar
"Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade", dizia o eterno Raul Seixas.
Nesta jornada rumo à educação de qualidade, precisamos unir esforços para alcançar esse objetivo. Quando citamos a letra do Raul é porque acreditamos que precisamos do coletivo para aperfeiçoar o ambiente escolar, e isso pode ser feito ouvindo quem faz parte desse mundo: colaboradores, professores, alunos e pais.
Avaliar o desempenho escolar dos alunos é necessário tanto para o aluno quanto para a escola, é uma forma de examinar possíveis erros e acertos em relação ao ensino-aprendizagem. Mas como começar a fazer isso?
O conselho participativo, colegiado representativo de caráter consultivo e deliberativo, pode ser uma boa opção. Isso porque ele reúne e integra todos os envolvidos do setor educacional de uma entidade para uma reunião: professores, coordenação pedagógica, direção, pais e os próprios alunos, para a avaliação e o acompanhamento do desempenho escolar dos estudantes.
Fundada no diálogo e no respeito, o conselho visa trazer aspectos importantes para o debate dando voz a todos os participantes em relação ao ensino, além de alinhar a atuação de todos os envolvidos na gestão escolar.
Como fazer?
1º. Divulgue sobre o conselho. Produza materiais explicativos direcionados a cada público;
2º. Converse com os professores sobre a avaliação;
3.º Avise os interessados com antecedência;
4º. Reúna todos os dados necessários;
5º. Organize as pautas;
6º. Ouça pais e alunos.
Gostou da sugestão? Compartilhe aqui sua opinião sobre o conselho participativo!
Comments