“Alunos de hoje têm uma necessidade de didática diferenciada, mais atrativa, tecnológica"
O avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para o ambiente escolar, transformando a forma que os alunos aprendem e como os professores ensinam.
Ludimila Penha, profissional de carreira do município de Ribeirão das Neves (MG) e hoje atua como diretora pedagógica de Jaboticatubas (MG), fala sobre as mudanças no ensino-aprendizagem.
Nessa entrevista, a profissional compartilha os benefícios e os desafios ao implementar a tecnologia no ambiente escolar.
#1. Quando iniciou a parceria de Jaboticatubas com a Multimídia Educacional?
A parceria teve início em 2023 quando o município de Jaboticatubas (MG) implementou o material e iniciou com a capacitação dos profissionais da educação.
O próximo passo foi a instalação de equipamentos nas escolas, nas salas de aula e laboratórios de informática. A partir daí vieram as formações continuadas.
#2. Quais produtos da Multimídia vocês aderiram?
Além da plataforma Creator4all, aderimos ao material impresso para o Ensino Fundamental: Como Se Escreve, Matemática Divertida e Educação Musical.
#3. Como foi a adaptação ao uso da plataforma?
Foi desafiador e difícil, principalmente para o corpo docente que teve inicialmente certa resistência em aprender uma nova didática, adquirir novos conhecimentos e utilizar o novo recurso.
Eles fizeram a capacitação no início e estamos avançando aos poucos. Percebemos então que à medida que o profissional vai se capacitando, ele passa a ter segurança para executar o trabalho e utilizar a plataforma.
Em relação aos alunos, a aceitação foi excelente.
#4. Vocês notaram uma melhora em relação ao interesse dos alunos?
Sim. Eles gostam muito, participam das aulas com mais atenção e interesse. Gostam e pedem para ter mais aulas na plataforma.
#5. Na sua visão como educadora, qual é a importância da tecnologia e de softwares como o Cretaor4all?
É um bom recurso para atingir melhor esta geração tecnológica. Os alunos de hoje têm uma necessidade de didática diferenciada, mais atrativa, tecnológica, que é o mundo deles. Essa é uma geração digital.
O desejo da rede em adquirir esse produto foi de tentar recuperar aquilo que não conseguiu ser trabalhado durante o período pandêmico e também de dar continuidade, porque são aulas mais dinâmicas.
#6. Gostaria de compartilhar mais alguma informação em relação aos produtos?
No geral, a plataforma está valendo a pena! Ver a satisfação da criança, o interesse e o querer fazer a tarefa, é satisfatório. Eles cobram da professora quando não praticam com frequência essa modalidade digital.
Os estudantes pedem para ter aulas, e isso sinaliza um resultado positivo.
Ludimila de Souza Penha Fernandes — Pedagoga pela Universidade Presidente Antônio Carlos, e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Tutoria do Ensino à Distância pela IPEMIG – Instituto Pedagógico de Minas Gerais.
Trabalhou em escolas no âmbito estadual, municipal e privado nas cidades de Ribeirão das Neves, Santa Luzia e, atualmente, exerce a função de Diretora Pedagógica Municipal em Jaboticatubas
Atuou também como secretária escolar, educadora ambiental, professora da educação infantil até ensino médio e também como especialista em educação pelo estado de Minas Gerais.
Comentários