A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA NO NOVO FORMATO DE APRENDIZADO
Atualizado: 12 de jun. de 2023
A pandemia mudou a forma de aprendizado e inseriu na rotina de alunos e professores um novo meio de ensinar e aprender, com o auxílio da tecnologia. E neste novo cenário, a ajuda de profissionais como a da técnica de informática, Camila Cristina Nascimento Silva, é imprescindível.
Nesta entrevista, a profissional da Novo Educação compartilha sua experiência com a implementação do software Creator4all nas escolas onde atua.
#1. Qual sua função e suas principais atividades?
Fazemos de tudo um pouco. Na sala de multimídia, agendamos as aulas dos professores e passamos as aulas montadas para o software Creator4all. Já na sala de informática, realizamos o trabalho com os alunos. Também faz parte da minha função ajudar a aplicar simulados periódicos aos estudantes.
#2. Falando em Creator4all, como foi o seu primeiro contato com o software e a adaptação dos alunos e professores?
Começamos a trabalhar com o Creator durante a pandemia e eu estive presente desde o início, em 2020. Antes de implementá-lo, participamos de várias reuniões e treinamentos, inclusive com os professores.
No começo foi um pouco assustador, as pessoas falavam que não iriam conseguir. Hoje, quando falamos do Creator, todo mundo já sabe o que é.
#3. A realização de provas e obtenção de resultados ficaram mais fáceis com a utilização do software?
É bem mais fácil. Tem professores que já aplicam provas de suas matérias via plataforma, porque o resultado sai na hora, é possível acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real, além de obter rapidamente a nota final.
#4. Os alunos se interessam por esse novo método de ensino?
Os alunos se interessam mais quando estão fazendo atividade pela plataforma do que pelo caderno. Eles se distraem muito quando estão em sala de aula, mas quando é utilizada a sala de multimídia, há um retorno mais positivo. No começo eles têm bastante dificuldades, mas depois que aprendem, tudo melhora.
#5. O que você faz quando tem dúvida em relação à plataforma?
Eu abro um chamado no portal da Multimídia Educacional e peço ajuda para equipe interna do Creator4all. Por exemplo, tem um aluno com problema de saúde e ficou bastante tempo ausente da escola, então abri um chamado para criar uma turma apenas para ele com conteúdo específico para reposição, e deu certo. Agora as professoras passam o conteúdo de recuperação via plataforma.
Camila Cristina Nascimento Silva, de 21 anos, é técnica de Informática e de Administração. Natural de Sertãozinho e residente na cidade de Dumont, cursa o terceiro semestre de Engenharia da Computação, na UNIVESP, e integra a equipe da Novo Educação desde 2019.
Komentar