Notícias

31/01/2012

Prefeitura de Ilhabela inicia projeto "Informática na Escola"

A inclusão digital já faz parte do dia a dia dos alunos da rede municipal de ensino de Ilhabela. A Secretaria de Educação deu início este mês às aulas do projeto “Informática na Escola” edição 2011. O curso de alfabetização digital foi implantado o ano passado em parceria com a empresa Multimídia, nos moldes do “Programa Informática da comunidade”, que conta com apoio de atletas olímpicos.

O contato com o computador e um mundo de oportunidades que a internet oferece encanta os estudantes. O aluno João Pedro Sabino, da E.M. José Benedito de Moraes, no Reino, nem mesmo esperou a aula começar, sentou-se à frente de um computador e escreveu uma redação. A secretária de Educação, Lídia Sarmento, vê o curso como uma importante ferramenta de estímulo à leitura e exercício da alfabetização. Segundo ela, na escola os alunos vão encontrar formação e não jogos, redes de relacionamento, e-mails, o foco será o aprendizado. “Escolhemos este projeto porque é apostilado e o aluno precisa ler e interpretar, mas eles acabam fazendo isso sem perceber porque estão empolgados em passar de fase”, explica.

No total são 13 laboratórios distribuídos pelas escolas do município. O curso contempla um aluno por computador e atende estudantes do 4ª ao 9ª ano. São mais de mil alunos participando do projeto que trabalha também a formação profissional. O objetivo é expandir as aulas ainda aos monitores, professores, coordenadores e funcionários da secretaria.

A Prefeitura de Ilhabela, lembra dos inúmeros investimentos na educação, desde a municipalização do ensino, introdução das aulas de inglês na grade curricular, construção de duas novas escolas, ampliações de diversos prédios escolares, entre outros. "Temos investido em todos os setores da educação e agora as crianças e jovens têm a oportunidade de aprender pesquisar e se profissionalizar utilizando o computador", completa.

Os cursos estão divididos em módulos. Cada módulo possui uma parte teórica com pequenos textos e filmes explicativos, tutorial para prática do que foi aprendido e avaliação final com testes sobre o conteúdo do módulo. O monitor fica todo o tempo disponível para tirar dúvidas sobre as atividades. As turmas são divididas em três níveis: básico (introdução à informática, Windows XP, Windows Seven, internet e blog), intermediário (Word, Excel, PowerPoint, Digitação e secretariado) e avançado (Corel Draw, Photoshop, Flash, Fireworks, Dreamwaver e Access). Cada aluno receberá o certificado dos cursos que concluiu. A média de aprovação deve ser igual ou superior a 7.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela
(19/05/2011)

Voltar