Notícias

06/07/2011

Olimpíadas de Matemática dias: 04, 05 e 06 de julho

A II Olimpíada de Matemática foi uma das ações prevista no calendário escolar da pela Secretaria Municipal de Ensino de Pirassununga, e organizada em parceria com a Empresa Multimídia. Essa ação , direcionada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, teve como finalidade, despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e avaliar as habilidades por eles adquiridas nessa área de conhecimento.

As provas foram elaboradas a partir das matrizes de referências utilizadas pelo SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de S. Paulo), tendo como base os conteúdos de matemática propostos no Currículo Unificado da Rede Municipal do Ensino Fundamental.

As matrizes de referência definem habilidades, concebidas e formuladas para identificar os níveis de desempenho dos alunos em determinados conteúdos, respeitando os quatro blocos matemáticos: Números e operações, Espaço e forma, Grandezas e medidas e Tratamento da Informação.

A II Olimpíada de Matemática, com um formato totalmente virtual, realizada pela plataforma moodle contou com a participação de aproximadamente 3400 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Pirassununga, a cada dia um ano realizou a prova, simultaneamente, nos laboratório de suas respectivas escolas.

Os relatórios produzidos por essa avaliação poderão "iluminar" os caminhos que deverão ser trilhados nas ações pedagógicas, reorientar o processo ensino-aprendizagem da Matemática e fomentar a introdução de estratégias de melhoria desse processo, propiciando discussões e integração dos diversos atores envolvidos. Esses dados também permitem levantar indicadores que indiquem as "potencialidades" e "fragilidades" de cada escola, no âmbito das práticas pedagógicas.

Para a Coordenadora de Informática da Rede municipal de Pirassununga, realizar essa Olimpíada On line é uma inovação no campo das avaliações, pois pode envolver um grande número de alunos e possibilitar resultados imediatos. Além de inserir o estudante no mundo tecnológico, ela ressalta que incentivando esse tipo de competição, cria-se uma dinâmica que movimenta as Unidades Escolares na preparação dos alunos.

Voltar