Notícias

26/10/2011

Concurso Itatimídia chega ao final com trabalhos que transmitem consciência ambiental

A expectativa de saber os grandes vencedores do Concurso Itatimídia 2011 dividiram o palco do Teatro Ralino Zambotto, na manhã desta quarta-feira, dia 26 de outubro, com a esperança e a luta por um mundo melhor. Na boca de crianças e adolescentes o não à poluição e à desigualdade social encheu, em coro, os 450 lugares do Teatro e invadiu a mente e o coração dos cinco jurados da etapa final. "O importante aqui hoje é consagrar a dedicação de todos vocês que se doaram, pesquisaram e absorveram conhecimento. Isso tudo servirá de estímulo para seguirem sempre em frente e também para ensinarem os demais", disse o Prefeito João Fattori, que esteve presente na cerimônia.

Ao todo, foram 10 apresentações das duas categorias – Kids e Experts. Os campeões foram os alunos da Emeb 'Profª. Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa', primeiro lugar na categoria Kids, com o tema 'Liga da Justiça – a história das histórias em quadrinhos' e a Emeb 'Cel. Manoel Joaquim de Araújo Campos', vencedor da categoria Experts, com o tema "A história da Aviação".

“O grande vencedor deste concurso é o conhecimento, pois o bem material que alguns ganharam hoje se tornará ultrapassado logo, mas o conhecimento absorvido é para a vida toda”, falou a Profª. Fatima Polessi Lukjanenko, Secretária de Educação. “Temos que agradecer a todos os professores e equipes gestoras que abraçaram o projeto e fizeram acontecer ao lado de seus alunos”, afirmou.
Se, de um lado, os estudantes ficaram ansiosos pela nota e para se apresentar de modo perfeito, do outro, os jurados tiveram dificuldade na hora da escolha, por conta da alta qualidade apresentada por todos os grupos. "Excelente concurso que pode contribuir para a participação e incentivo aos nossos alunos no uso dos recursos multimídia. Além da aquisição de novos conhecimentos, e busca de dados históricos e difusão dessa história, da tecnologia e de temas sociais bastante importantes para a formação humana", disse a coordenadora do curso de engenharia civil da USF, Cristina das Graças Fassina, uma das juradas.

"Ganhar é importante e estou feliz por isso, mas o mais importante é esta festa bonita que fizemos aqui", disse a aluna do Araújo Campos, Janaína Ferreira.

Temas como inclusão social nas escolas, lendas folclóricas, preservação ambiental e tecnologia estiveram entre as apresentações que cativaram o público. "Participar do Itatimídia foi muito legal, porque pudemos saber muito mais sobre o tema que resolvemos pesquisar e sobre outros assuntos também. Eu estou fazendo curso de libras e acho a inclusão social escolar um dos temas mais importantes. Além disso, o professor de informática nos ajudou a colocar tudo que aprendemos na linguagem da tecnologia. As apresentações foram perfeitas e todos os grupos estavam muito bons", afirmou a aluna Ingridy Vitória da Silva, de 13 anos, da Emeb 'Profª. Eliete Aparecida Sanfins Fusussi'.

Ingridy mora no bairro Cecap e apresentou, ao lado das colegas, o tema "Inclusão Escolar para um Mundo Melhor" a exemplo da inclusão que vê ser praticada em sua escola. A Emeb 'Eliete' ficou com a segunda colocação na categoria Experts.

"Podemos dizer que o concurso se tornou profissional, pois a qualidade do que é apresentado é realmente muito alta. Os alunos se empenham e, com a ajuda da escola, chegam a patamares pedagógicos fantásticos. Estão todos de parabéns", disse a coordenadora pedagógica de informática e responsável pelo concurso, Glaucia Lopes Baptistella.

Confira a colocação geral das escolas no Concurso Itatimídia:
KIDS
1º Emeb 'Profª Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa'
2º Emeb 'Agenor Vedovello'
3º Emeb 'Profª Maria Mercedes de Araújo'
4º Emeb 'Profª Inês Prado Zamboni'
5º Emeb 'Profª Maria Gemma Rela Reinaldo'

EXPERTS
1º Emeb 'Cel. Manoel Joaquim de Araújo Campos'
2º Emeb 'Profª Eleite Ap. Sanfins Fusussi'
3º Emeb 'Profª Sônia Rita Penteado Aguiar Santos'
4º Emeb 'Profº Benno Carlos Claus'
5º Emeb 'Profª Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa'

MASTERS (EJA)
1º Emeb 'Angela Lygia Parodi Scavone'
2º Emeb 'Sebastião de Camargo Pires'

Escolas que mais projetos apresentou: Anna Abreu, com 50 projetos.

Fonte: Prefeitura do Município de Itatiba





Voltar